Patrícia Kogut dá suas opiniões sobre Vale Tudo

https://x.com/whoisjupa/status/1917778200056168929?t=SgcnR4Qx8w9QkaLLJE3FRA&s=19

‘Vale tudo’: Entre cafajestes e heróis, os homens brilham na novela

Por

Patricia Kogut

01/05/2025 07h00 Atualizado agora

Tinha decidido passar algumas colunas sem falar de “Vale tudo”, mas a qualidade da trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, agora escrita por Manuela Dias, é irresistível. A narrativa não atrai apenas pelos conflitos envolvendo mãe e filha, Raquel (Taís Araújo) e Maria de Fátima (Bella Campos). As figuras masculinas foram construídas com um refinamento impressionante. E Manuela até aqui provou que compreende e respeita essa carpintaria. Está certa ela.

Um dos melhores tipos criados em 1988 é César Ribeiro. O papel coube a Carlos Alberto Ricelli, que formou uma dupla inesquecível com Gloria Pires. Agora, está a cargo de Cauã Reymond, um excelente ator. Quem acompanha o noticiário de TV sabe que os bastidores da novela andam tumultuados. Porém, isso se deve a razões alheias ao que se vê na tela (embora isso não exima ninguém de comportamentos condenáveis em ambientes de trabalho e na vida pessoal). Cauã vem conseguindo imprimir no personagem o traço de cafajestagem que impactou o público da primeira versão. É um dos grandes acertos dessa história.

César é aquilo que hoje se rotula de um “boy lixo”. Maltrata, manipula, faz ghosting quando lhe convém e se encostou em Maria de Fátima. Cauã transmite tudo isso, mas não se contenta em interpretar um simples vilãozinho. Seu desempenho é cheio de modulações. Semana passada, o ator brilhou numa cena em que não aparecia maltratando uma mosca. Ao contrário, foi maltratado. E estava longe da presença de Maria de Fátima, sua cúmplice habitual de armações.

Aconteceu quando sua casa foi invadida por um detetive contratado por Marco Aurélio (Alexandre Nero). O homem estava atrás de uma mala, que, o espectador sabe (mas os personagens ignoram), contém uma pequena fortuna. César apanhou feio. Apesar das horas gastas na academia de ginástica, ele nem tentou revidar. Repetiu um apelo para o agressor, quase como uma criança acuada: “Não transo violência”. Ao notar que estava machucado, lamentou a possibilidade de ficar com alguma cicatriz “porque a aparência é meu ganha pão”. Foi melancólico, exatamente como queria o texto criado por Gilberto, Aguinaldo e Leonor.

As novelas realistas fazem um desenho sociológico de uma época. Elas retratam e irradiam comportamentos cotidianos. Seus enredos avançam levados por vilanias ou bondades de personagens que “se parecem com alguém que a gente conhece”. Esse mecanismo produz a identificação e é assim que as tramas caem no gosto popular. Em “Vale tudo”, a maioria delas conserva o frescor. Seria porque certos dramas humanos são atemporais?

4 curtidas

Oi kkkkkkkkkk

Mas que crítica fora de órbita é essa

Realmente, a Kogut tá vendo outra coisa porque o remake tá outra coisa

Eu gosto dele na novela. Papel caiu como uma luva.

que porra é essa

“Cauã Reymond, um excelente ator”

11 curtidas

Obviamente a Kogut foi paga pra limpar a barra do Cauã

@Noveleiros

Kogut90

ELA FALANDO COMO SE O PAPEL DO CÉSAR EXIGISSE UM TALENTO ABSURDO DE UM ATOR

A Globo tá em operação de limpar a imagem do Cauã né

Depois o especial da Globo agora isso

Critica escrita por Renan90

Tá certo que ele tem beleza mas ela dizer que o Cauã é um excelente ator kkkkkkkkkkkkkkkkk

Ultra forçado isso

Mas o que esperar de uma jornalista casada com um importante diretor de peso da Globo (Ali Kamnel)

3 curtidas

queremos a anna luiza santiago dando zero pra direção

ela ressuscitou pra isso?

A Coluna dela passou a ser só de quinta e domingo e ela só dá opiniões sobre o universo da televisão e não mais como era antes e que agora tem sido feito pela Anna Luiza Santiago

1 curtida

pelo visto isso foi uma troca certeira

:hmmm:

1 curtida

De verdade, eu achei a troca otima sim mas essas opiniões sela sobre a novela nossa mas realmente não dá

Que novela a Kogut tá vendo pra forçar horrores que o Cauã está excelente e magnífico

Ela tá fora de órbita igual a Manuela Dias

Globo tem uma escassez de galãs, e vem buscando uma renovação de atores.
Nunca que eles vão deixar o Cauã se queimar mais ainda. Agora todo mundo faz piada sobre o CC do Cauã e deixa em off as denuncias de machismo da Bella e outras mulheres que já se relacionam ou trabalharam com ele.

cauã tá mega antipático em cena
era um personagem super safe pra ele, mas só funciona nas cenas de cueca ou sunga