Por mais bem pensados e informativos que sejam, os mapas de metrô confundem passageiros, sobretudo visitantes. E cada cidade desenvolve seu próprio conceito de diagrama, o que causa ainda mais dor de cabeça. Pensando nisso, o arquiteto sérvio radicado na França Jug Cerović resolveu criar um padrão próprio de mapa e aplicá-lo em pelo menos 40 redes de metrô e trens no mundo, incluindo São Paulo.
Ao padronizar as referências de linhas e estações, Cerović tornou qualquer metrô do mundo mais intuitivo e fácil de entender. Mesmo alguns diagramas já absorvidos por turistas e usuários regulares parecem mais simples e acessíveis, como é o caso de Paris, por exemplo. “Mapas de metrô são muito mais que diagramas funcionais para mim, os considero uma obra que molda em nossa mente a imagem da cidade e contribui para uma identidade icônica que compartilhamos”, explica o autor em seu site.
Uma comparação entre o mapa oficial do metrô e CPTM e a versão do sérvio
Em São Paulo, uma das três cidades latino-americanas abordadas pelo sérvio (as outras são Buenos Aires e Cidade do México), o resultado é muito bom e organizado. Em vez de mais espalhado, o mapa global mantém a forma de um quadrado. Linhas como a 8-Diamente, da CPTM, ficaram mais legíveis que no mapa original. E, de quebra, Cerović ainda incluiu o Expresso Tiradentes, que não consta da rede do governo do estado. Confira abaixo os dois mapas de São Paulo e também Nova York e Paris.
Por meio da empresa Inat, Jug Cerović vende um aplicativo para celular com cerca de 40 cidades. O preço é de US$ 4,99.
Comparação entre os mapas de Nova York
Comparação entre os mapas de Paris
Indiferente
Achei uma merda. Cobre mais área e faz parecer que as linhas atendem a mais áreas do que realmente atendem. Fora que já estão em fase de construção várias linhas novas que simplesmente iriam requerer todo um redesenho dessa ideia nova.
achei legal a organização mas o pitico tem q corrigir algumas cores do mapa que tão sem nenhum contraste
Só não reflete a realidade né? A linha diamante não acompanha o rio pinheiros…
eu acho que o mapa daqui poderia ser encima do mapa da região igual o dos metros de NY e Paris, a escala engana bem tanto no original quando nesse conceito ai
Sim so isso que precisa corrigir mesmo
Na verdade não tinha para que ele colocar os esgotos rios no mapa kkkkkk so confunde e piora
O desenho nao é pra voce saber exatamente onde está geograficamente, é pra voce se orientar quanto a hierarquia e conectividade das linhas e conseguir chegar ao seu destino
Gosto da atual, mas deveria ser colocar o Expresso Tiradentes no Mapa
Eu concordo com vc, ainda mais quando falam mo topico em questao de cobertura da cidade e proporção. Ai eu te dou 100% de razao, mas noncaso do Rio ele errou mesmo. Da uma ideia errada e ainda sem necessidade. Nao tem pq colocar os rios no mapa do metro ainda mais se vai orientar erroneamente as pessoas. Melhor tirar os rios do mapa ate pq eles nao tem função nenhuma ali
Nas estações, pelo menos em algumas que vi, tem um mapa do metrô no mapa mesmo da cidade
É um CAOS essee mapa kkkkkk e da para ver que nao tem nenhuma ordem ou nocao. Foram so colocando uma coisa em cima da outra conforme mais llinhas eram inauguradas
mapa do metro do rio de janeiro:
mapa do metro de florianópolis:
todas as estacoes de sao paulo tem acessibilidade e são stepfree?