TAQUEM FOGO NESSA MERDA: Tarifa do metrô do Rio de Janeiro passará a ser de R$ 7,50

A tarifa do metrô do Rio de Janeiro passará a ser de sete reais e cinquenta centavos a partir do próximo do dia 12 de abril. Um aumento de 0,60 centavos em relação ao valor atual, de R$ 6,90. A tarifa social, hoje em cinco reais, também sofrerá o mesmo acréscimo.

A informação foi confirmada em primeira mão à CBN pelo secretário estadual de Transportes, Washington Reis. O reajuste será publicado ainda em Diário Oficial.

Com o novo preço, o estado lidera com folga a tarifa mais cara do país. Das 14 cidades com malha metroviária, nenhuma delas passa do valor de cinco e cinquenta.

O reajuste foi autorizado pela agência reguladora de transportes do Rio, Agetransp, em fevereiro. No entanto, no parecer enviado à Secretaria Estadual de Transportes, a agência destaca a necessidade de prorrogação da tarifa social para a viabilidade da prática do novo preço da passagem.

De acordo o MetrôRio, 91% dos passageiros do estado são da classe C, D e E. Hoje, pessoas incluídas na tarifa social pagam cinco reais na passagem. Mas a partir de 12 de abril esse valor também subirá: para cinco reais e sessenta. Um aumento de 11%. A previsão para 2024 é que mais de 50 milhões de pessoas sejam beneficiadas pelo programa.

Atualmente, o governo estadual arca com um subsídio de 1 real e noventa centavos por passagem na tarifa social - e o valor será mantido. O secretário de Transportes, Washington Reis, admitiu que o reajuste será pesado para o cidadão, mas ponderou que o Estado não tem condições de arcar com um desconto maior.

De acordo com cálculos da Secretaria de Transportes, caso o governo mantivesse a tarifa social em cinco reais, geraria-se um impacto de quase 140 milhões de reais aos cofres públicos. Com a passagem em cinco e sessenta, esse montante será de cerca de 100 milhões.

O cálculo para o reajuste da tarifa geral é feito pela concessionária administradora do serviço. O MetrôRio elabora um índice baseado na inflação (IPCA). Essa base é enviada à agência reguladora, que decide por homologar ou não.

A nova tarifa valerá também para a Linha 4 do metrô, inacabada desde 2015. Quase dez anos depois, as obras da estação da Gávea, na Zona Sul, devem ser retomadas em abril. Em um acordo com o governo do Estado, o MetrôRio investirá 600 milhões de reais na construção. Em troca, unificará a concessão das Linhas 1, 2 e 4 e vai ganhar a extensão do contrato por mais 10 anos.

@Cariocas

26 curtidas

credo, daqui a pouco é 10 reais.

q ódio

1 curtida

O pior que não tem melhoria NENHUMA… Já tá na hora de criarem uma nova linha e resolver aquela situação da Gávea.

4 curtidas

Imagina pegar isso duas vezes por dia

15 reais

4 curtidas

E nem pra ser 24h

LAMBE MEU CU CHEI DE MERDAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PQP 7,50 POR UM METRÔ DECORATIVO

Um escárnio!!!
É nessa horas que o povo deveriam se rebelar, mas já sabemos que vão engolir caladinhos

1 curtida

old, a minha vontade é tacar fogo em tudo sério
dá ódio mortal a população ficar quieta sério

https://twitter.com/bestoftulla/status/1288287361525317632

https://twitter.com/reactionbrazil/status/1257120680467935232

Deus que me livreeeeeeeeeee

ISSO É REVOLTANTE PORQUE QUEM MAIS PRECISA USAR NÃO VAI CONSEGUIR POR CONTA DESSE ROUBOOOOO

Eu lembro que a primeira vez que eu peguei metrô no Rio era menos de 5 reais

Uma ida e volta 15 reais kkkkkk

era pra essa merda ser de graça

1 curtida

Que absurdo

Por esse preço tem que me pegar na porta da casa

isso pra ter só duas linhas de metrô, chacota

faz o…

O povo vai culpar o paes pq metade nem sabe o nome do governador

3 curtidas

E o povo do rj nem aí. Eles não se importam com nada, vivem sob a tutela de alguma força armada, milícia, tráfico, grupos de extermínio ou bicheiros…
Os mais pobres pagam o trem sem pestanejar, imagina a classe média baixa que usa o metrô… ķkk

1 curtida

Minha nossa, q inferno