ESTRELA DO FLOP
143 de Katy Perry é rotulado como “medíocre e genérico” por fãs que chamam retorno de “um fracasso completo”
Será que a “Rainha do camp” está tendo dificuldades para acompanhar os tempos em meio a uma cavalgada de artistas mais jovens e sensuais?
O sétimo álbum de KATY Perry, 143, deixou muitos se perguntando se a superestrela pop americana, de 39 anos, pode ter perdido seu toque de Midas.
Após ser lançado à meia-noite, os críticos já rotularam a música como “medíocre” e “genérica”, com alguns até chamando seu retorno de “fracasso completo”.
Seu single principal, Womans World, foi descrito como “antiquado” e fora de sintonia. Também em desacordo com a base de fãs de Katy Kat, está sua decisão de trabalhar com o polêmico produtor musical, Dr Luke.
O figurão da música, Lukasz Gottwald, resolveu no ano passado uma década de processos e reconvenções sobre a alegação da estrela pop Kesha de que ele a drogou e estuprou.
Com créditos de composição em todas as músicas do novo álbum de Katy Perry , exceto duas, críticos e fãs questionaram o julgamento da estrela pop, ao contratar um produtor cuja reputação está manchada, para escrever a partir de uma perspectiva feminina.
Em julho, o single Woman’s World se tornou o pior desempenho de um álbum de Perry em seus 16 anos de carreira, estreando na posição 63 na Billboard Hot 100 dos EUA e na posição 47 no Reino Unido, antes de finalmente cair nas duas paradas na semana seguinte.
De fato, o videoclipe da música, mostra Perry e seus dançarinos de apoio em um canteiro de obras usando cintos de ferramentas e um lenço de cabeça estilo vintage, também não foi lançado.
Embora a intenção, de acordo com Katie Perry, fosse a sátira, uma suposta paródia do “feminismo das garotas chefes”, parece que o videoclipe deixou os fãs inseguros quanto à mensagem subjacente.
Pouco tempo depois do álbum ter sido lançado, os críticos começaram a compartilhar suas avaliações online. A revista de música Variety disse: “
“143” tira os resquícios da personalidade alegre que catapultou [Katy] Perry para o estrelato no início dos anos 2010. O álbum é plano, navegando em cascatas de clichês líricos e ideias musicais que raramente atingem o ápice."
Outro crítico disse: "143 não é um álbum ruim nem é um ótimo álbum. É realmente medíocre e genérico, mas de uma forma ruim.
Só falta o charme e a alma de Katy Perry dos álbuns anteriores, com Katy realmente fazendo músicas genéricas funcionarem. Qualquer pessoa poderia ter cantado essas músicas, na minha opinião.”
Enquanto isso, outro crítico acrescentou sarcasticamente: “A garota do algodão doce se foi, isso é sorvete derretido. Esqueça “Teenage Dream 2.0”, Katy Perry estrela um “Mid-age nightmare” produzido por Dr. Luke. Um álbum dance-pop cheio de letras ai-like/elementares.”
A primeira sensação de que Perry estava se distanciando foi o lançamento de seu álbum Smile, de 2020, lançado no auge da pandemia antes de cair rapidamente nas paradas.
Agora parece que a marca única de pop açucarado já passou da data de validade, com artistas como Charlie XCX, Billie Elish e Sabrina Carpenter optando por um tom confessional mais despojado, que parece ser popular entre os fãs.
Mas muitos críticos também notaram a estratégia de Perry de abraçar seu lado sexy, em uma tentativa de acompanhar a atual safra de estrelas pop, à medida que a mãe de um filho se aproxima dos 40 anos.
Como muitos artistas globais como Madonna e Lady Gaga , há uma necessidade de reinvenção constante para permanecer relevante.
Criada por pregadores penetristas, Katy estourou na cena musical em 2008, aos 23 anos, com seu mega hit, I Kissed a girl. Desde então, seus álbuns, como “Teenage Dream” e “Prism”, venderam milhões de cópias no mundo todo.
Seus singles de sucesso como “Firework”, “Roar” e “Dark Horse” lideraram as paradas globais, gerando receitas substanciais com vendas e streaming.
As turnês de concertos antes apelidadas de “Rainha das peculiaridades” são conhecidas por sua produção elaborada e performances cheias de energia.
Turnês como “The California Dreams Tour” e “Prismatic World Tour” foram altamente lucrativas, arrecadando centenas de milhões de libras.
Em 2024, seu patrimônio líquido é estimado em £ 280 milhões.