Tsunami mais mortal da história completa 20 anos

O tsunami do Oceano Índico de 2004, tragédia natural descrita pela ONU como uma das piores da história, completa 20 anos.

Em 26 de dezembro daquele ano, um terremoto no leito marítimo provocou ondas enormes no Oceano Índico e, em cerca de 15 minutos, ondas de até 30 metros começaram a varrer a costa de uma dezena de países.

Pelo menos 227 mil pessoas morreram e paisagens inteiras foram transformadas na mais marcante tragédia causada pela natureza no século 21.

Do tremor ao tsunami

Na manhã daquele dia 26, um domingo, Samran Chanyang, mestre de cerimônias do templo budista Yan Yao, na costa da Tailândia, conduzia uma oração ao microfone.

“De repente, nós ficamos sem energia e sentimos o terremoto. Em seguida, eu continuei a cerimônia sem o equipamento de som”, lembrou ele, em entrevista à BBC News concedida 15 anos depois.

O que Samran e outros presentes haviam sentido ocorrera bem longe dali. Às 7h59 locais, a 30 quilômetros embaixo da terra e 160 quilômetros a oeste da ilha indonésia de Sumatra, no meio do oceano, uma falha do planeta se movimentou de forma brutal.

Uma faixa de 1.200 quilômetros da placa tectônica Indoaustraliana avançou embaixo da placa Eurásia - um processo chamado subducção -, elevando em cerca de 20 metros o fundo do mar.

O terremoto, de 9,1 graus de magnitude, durou vários minutos e movimentou bilhões de toneladas de água -, provocando uma série de ondulações na superfície e originando o tsunami.

17 curtidas

video pros preguiçosos

4 curtidas

227 mil pessoas

praticamente a minha cidade inteira

8 curtidas

babado kiwizin
os países sendo pegos de surpresa

acho bizarro um video do povo parado na praia e sendo atingido como se fosse nd

Com as mudanças climáticas será que vem um pior nos próximos anos ou nem?

morro que isso acabou com o sudeste asiático

20 anos 🫨🫨🫨

Vem sim viu

Imagina viver no círculo de fogo.

eu ja vi muitos videos dessa tsunami no youtube é bem chocante

Essa é a do filme?

dificil prever, mas provavelmente deve rolar
até o vulcão das ilhas canarias q mto ja se falou la nos anos 2000 pode causar um gigante q afetaria todo atlantico

sim amor do filme ‘o impossível’

1 curtida

Acho que isso é o mais chocante pq todo mundo pensa em tsunami como uma onda gigantesca em altura, mas o que conta é a força e largura

2004 foi esse, 2011 no japão
essa decada ainda n teve nenhum
imagine qnd rolar

5 curtidas

Isso tem mais a ver com a interação entre as placas tectônicas do que mudanças climáticas em si, é algo natural do planeta

5 curtidas

sim, as vezes ela nem precisa ter 10m de altura, só na velocidade q ela entra na costa ja faz a festa

e mtas vezes nem eh a primeira onda q faz o estrago

1 curtida

quando o cumbre vieja entrar em erupção vai ser babado o estrago

o tanto que o mar recuou
eu me cagaria tanto

4 curtidas