Vamos falar sobre a PREP

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma forma de prevenção do HIV que começou a ser utilizada nos Estados Unidos em 2012. No Brasil, a PrEP foi lançada em 2017 e passou a ser oferecida na rede pública de saúde

O que é a PrEP?

Resumo

Uma das formas de se prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição. Ela consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Como a PrEP funciona?

Resumo

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Existem duas modalidades de PrEP indicadas: a PrEP diária e a PrEP sob demanda.

PrEP diária: consiste na tomada diária dos comprimidos, de forma contínua, indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV
PrEP sob demanda: consiste na tomada da PrEP somente quando a pessoa tiver uma possível exposição de risco ao HIV. Deve ser utilizada com a tomada de 2 comprimidos de 2 a 24 horas antes da relação sexual, + 1 comprimido 24 horas após a dose inicial de dois comprimidos + 1 comprimido 24 horas após a segunda dose. A PrEP sob demanda é indicada para pessoas que tenham habitualmente relação sexual com frequência menor do que duas vezes por semana E que consigam planejar quando a relação sexual irá ocorrer. Além disso, as evidências científicas garantem a segurança e eficácia da PrEP sob demanda somente para algumas populações. São elas: homens cisgêneros heterossexuais, bissexuais, gays e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH), pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais - que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.

ATENÇÃO: a PrEP só tem efeito protetor se você tomar o medicamento conforme a orientação de um profissional de saúde. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente das substâncias ativas em sua corrente sanguínea para bloquear o vírus e você não estará protegido

Em quanto tempo a PrEP começa a fazer efeito?

Resumo

Mulheres cisgênero, pessoas trans ou não binárias designadas como sexo feminino ao nascer, e qualquer pessoa em uso de hormônio a base de estradiol, que façam uso de PrEP oral diária, devem tomar o medicamento por pelo menos 7 (sete) dias para atingir níveis de proteção ideais. Antes dos sete dias iniciais de introdução da PrEP, medidas adicionais de prevenção devem ser adotadas.
Homens cisgêneros, pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais - que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol - e que usem PrEP, seja ela diária ou sob demanda, devem tomar uma dose de 2 (dois) comprimidos de TDF/FTC de 2 a 24 horas antes da relação sexual para alcançar níveis protetores do medicamento no organismo para relações sexuais anais (4, 5). Ressalta-se que os estudos de PrEP sob demanda não apresentam evidências de proteção para relações sexuais (neo)vaginal recepvas.

IMPORTANTE: É fundamental a testagem regular, a investigação de sinais e sintomas para outras IST. A PrEP previne contra o HIV e permite o diagnóstico e tratamento de outras IST, interrompendo a cadeia de transmissão. O uso do preservativo previne do HIV e outras IST.

10 curtidas

diva

1 curtida

@perrymax

1 curtida

Muito bom amore

A médica que me atendeu desde o ano passado é muito icônica.

Os infectologista são os maiorais

1 curtida

Até ano passado o CTA da minha cidade só fornecia Pep

Tinham planos para nesse ano passarem a fornecer Prep, mas não sei se já conseguiram

Tenho interesse na Prep sob demanda

PREPara
Que agora
É hora

Rainha, porém já perdi OPORTUNIDADES por ter que enrolar 2 horas.

1 curtida

@Cientificos

2 curtidas

eu decidi que vou começar a tomar. Quem aqui que toma teve muito efeito colateral ? É verdade mesmo que dá muita barriga ?

Pode dar uns desconfortos gástricos, sensação de inchaço e enjoos nos primeiros 7-10 dias podendo se estender durante o primeiro mês, depois passa. Eu que tenho crises agudas de gastrite tive bem pouca coisa nesse sentido e durou só 1 ou 2 dias.

Só tem que cuidar da hidratação e reforçar.
O CTA vai te dar encaminhamentos pra exames periódicos pra avaliar as funções renais e hepáticas e no menor sinal de que possam ter sido afetadas, eles suspendem a PrEP.

2 curtidas

Eu até queria tomar, mas já tomo muitos remédios pra outros problemas

mas só pode via médico do sus ?

Fala da PrEP ou dos exames? É tudo pelo SUS. É só ver se o CTA da tua cidade faz a distribuição e ir lá falar que tem interesse em começar.

Os encaminhamentos pra exames geralmente são gratuitos, em laboratórios conveniados com as prefeituras.

digo o encaminhamento do médico e exames. Se eu quiser fizer td no particular e só pegar a prep no sus tem como ?

Acho que vou virar infecto