Vilã de “Quem Ama Cuida” estreia com desprezo aos pobres e fala de Odete Roitman

“Quem Ama Cuida” ainda nem estreou, mas a coluna descobriu que a próxima novela das nove da Globo já vai entregar um daqueles momentos que fazem barulho e imediatamente remetem a um dos maiores ícones da teledramaturgia: Odete Roitman (Beatriz Segall/Débora Bloch), de “Vale Tudo”.

Logo no primeiro capítulo da substituta de “Três Graças”, que estreia no dia 18 de maio, Pilar, personagem de Isabel Teixeira, chega mostrando exatamente a que veio. Em uma sequência no carro, parada no trânsito em meio ao caos da chuva em São Paulo, ela reage à abordagem de um pedinte de forma direta e cruel. “Sai, pobre”, diz, sem qualquer constrangimento, antes de fechar a persiana na cara do homem.

Mas não para por aí. Na sequência, ao comentar a situação da cidade, a personagem deixa ainda mais claro o seu olhar elitista e desumanizado: “O que me incomoda é esse lixo de gente que se apoderou dos sinais. O Centro já foi tão bonito, essa gente pobre enfeia a cidade”.

A fala imediatamente remete a uma das apresentações mais marcantes de vilã na história da TV: a de Odete Roitman, em “Vale Tudo”. Na novela clássica, a personagem também surge com um discurso carregado de desprezo pelo Brasil e pelos brasileiros, estabelecendo de cara sua visão de mundo e seu lugar na trama.

Assim como Odete, Pilar entra em cena já deixando explícito seu posicionamento social, sua frieza e, principalmente, sua incapacidade de enxergar o outro como igual. É uma construção clássica de uma vilã daquelas que não pedem tempo para se revelar.

E se a primeira impressão costuma ser a que fica, “Quem Ama Cuida” não poderia ter escolhido uma forma mais direta — e provocativa — de apresentar sua grande antagonista.

3 curtidas

Começou a total falta de criatividade…

4 curtidas

Walcyr como sempre limitado

Lixo

1 curtida

Calma, meus amores

Pilar Roitman chegou!

6 curtidas

A palavra “pobre” não ficou legal nesses diálogos. Poderia usar algo mais pesado ou pejorativo

Todos os autores conseguiriam criar uma Odete Roitman melhor que a Macu.

‘‘sai, pobre’’

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

1 curtida

você está exigindo demais do Walcyr né

Se fosse um Giba ou Maneco, seria 2 parágrafos de textos elegantérrimos pra chamar alguem de pobre

3 curtidas

@juliohamm venha ver o incrível diálogo da Walcyra

1 curtida

Ele sentiu pelo remake de Vale Tudo mesmo kkkkkkkkkkk vilã cópia da Odete + botou o novo Ivan pra ser filho do old, os sinais estão claros

1 curtida

sai, pobre

1 curtida

Show de sutilezas e nuances, como sempre. Claudinha terá trabalho pra polir o horror

1 curtida

“O que me incomoda é esse lixo de gente que se apoderou dos sinais. O Centro já foi tão bonito, essa gente pobre enfeia a cidade”.

quando tento fazer uma frase de efeito e falho miseravelmente

Odete Original ou qualquer vilã do Giba teria 3 linhas de frases pra dizer a mesma coisa

1 curtida

E provavelmente sem usar a palavra pobre, isso é coisa da ralé (como a Fátima faz na cena icônica lá)

1 curtida

Constância Eugênia iria mais no recheio que a própria odete

1 curtida

JA SEI QUE A VILÃ VAI SER CHATA

PREGUIÇA DESSA ATRIZ

TANTAS ATRIZES QUE FAZ SECULO QUE NAO APARECE NA TV E ESSA ISABEL TODA HORA

POR MIM SERIA A MALU MADER, PATRICIA PILAR, CLAUDIA ABREU, VIVIANE PASMANTER, ALESSANDRA NEGRINI, CHRISTIANE TORLONI, GLORIA PIRES

3 curtidas

Esses dias tava lembrando do fatídico almoço da Beatriz no bar do Andaraí kkkkkkkk ela conseguiu ofender a todos socialmente, economicamente e até racialmente - e sem proferir nenhuma palavra de baixo calão

Giba pra sempre :choro:

4 curtidas

Saudades do GiBa. O Doll sabia construír vilãs e vilões como ninguém, dava gosto ver as maldades. E Maneco REY que escrevia seus vilões bem HUMANOS. Ahhhhhhhhh tempo de ouro das novelas

2 curtidas

Jesus kkkkkkk