Zélia Duncan revela que Rita Lee rompeu amizade com ela por causa dos Mutantes: 'Doeu e dói até hoje'

Autoras e vozes da famosa canção “Pagu”, lançada em 2000, Rita Lee e Zélia Duncan deixaram de se falar há 18 anos. O afastamento se deu por conta da entrada de Zélia na banda Mutantes, em 2006, substituindo a então amiga, que morreu em maio do ano passado. A cantora do hit “Catedral” abriu o coração e falou pela primeira vez dessa treta envolvendo essas duas grandes nomes da MPB.

Zélia Duncan relembrou a época em que participou do grupo Mutantes, após receber um convite de Sergio Dias, guitarrista da banda, e do irmão dele, Arnaldo Baptista. Eles saíram em turnê internacional com a banda em 2006 e ficaram juntos por um ano e meio. Mas antes de aceitar o convite, Zélia ligou para a amiga Rita Lee para consultá-la.

“Jamais desejei cantar nos Mutantes. Não sou louca. Olha a minha voz, olha a voz da Rita, uma grave, outra aguda. Ele (o Sérgio) me convidou para cantar com a banda em Los Angeles, Nova York e São Francisco. Fiquei desesperada. Convidaram a Rita, ela não quis. E estavam procurando uma cantora”, iniciou Zélia em entrevista a Tati Bernardi, no canal Universa.

“Alguns meses depois, ela foi sumindo, sumindo, e sumiu de mim. Parou (de falar comigo). Tentei (ir atrás), até um certo ponto, óbvio que respeitei”.

Veja fotos de Rita Lee ao longo da carreira

Rita Lee, a Rainha do Rock — Foto: Reprodução

Rita Lee em 1982 — Foto: Arquivo

20 fotos

Rita Lee — Divulgação

Cantora morreu aos 75 anos, após dura batalha contra o câncer

“Eu realmente achava que a gente era amiga. Nós fizemos ‘Pagu’ juntas, uma música que muito me orgulha. Cantei com a Rita várias vezes em shows dela, e para mim, era uma imensa honra. E a gente se falava, passamos um monte de coisas legais. Eu conheci a Rita quando gravei o ‘Lá vou eu’. Quando teve o Prêmio da Música Brasileira, ela era homenageada, e ela me chamou para cantar. Dali cantei em vários lugares com ela, em outras cidades. E a Rita foi o meu primeiro ídolo. Com 12 anos, pedi para a minha mãe o primeiro vinil, que era ‘Fruto proibido’”, desabafou.

Zélia, então, conta a reação de Rita Lee ao saber do convite para os Mutantes: “Peguei o telefone, ela atendeu, e eu disse: ‘Rita, recebi esse convite, mas quero saber como é para você. Porque se for estranho para você, realmente eu não vou’. Ela esperou uns três segundo e falou essas palavras: ‘Vai, você vai se divertir com os manos’. Eu até pensei: que legal ela falar assim, ‘com os manos’, porque eu sei que, com motivo e razão, ela teve uma mágoa com eles lá nos anos 70. Mas a Rita é a rainha do Brasil, do pop brasileiro. Ela abriu todos os caminhos, é uma luz na vida da gente. Tudo que ela fez, ela revolucionou. Tudo ela fez em altíssimo nível. E assim foi. Ela falou ‘vai’, e eu fui. Alguns meses depois, ela foi sumindo, sumindo, e sumiu de mim. Parou (de falar comigo). Tentei (ir atrás), até um certo ponto, óbvio que respeitei”.

“Sou muito tranquila em relação ao que eu podia fazer. Acho que fui amiga dela até quando ele permitiu”.

A cantora revela o plano que tinha de gravar uma nova versão de “Pagu” com Rita e lamenta que ela tenha morrido sem que as duas voltassem a ter contato.

“Têm muitos amigos da Rita que perderam o contato com ela. Era dela, ela quis ficar mais com a família e com outros amigos, ela tem todo o direito. Doeu. Doeu. Dói, dói até hoje. A vida se impõe, e eu vou prestar homenagem para a Rita até eu morrer. Curada essa dor na coisa mais aguda dela, o que fica é a menina de 12 anos que pediu para mãe o primeiro vinil, e esse vinil era ‘Fruto proibido’. E ela vai ser sempre para mim o que ela sempre foi como artista e como mulher. Lamento imensamente, eu até queria fazer com ela a resposta para a ‘Pagu’. Ficam as músicas. Sou muito tranquila em relação ao que eu podia fazer. Acho que fui amiga dela até quando ela permitiu”.

Rita Lee e Zélia Duncan cantando juntas em 2004 — Foto: Emir Penna

Rita Lee e Zélia Duncan cantando juntas em 2004 — Foto: Emir Penna

13 curtidas

Nossa, a Rita podia ter sido sincera quando a Zélia comunicou do convite né?!

Claramente não era tudo bem pra ela mas ela não avisou.

3 curtidas

E alguém ameaçou essa sonsa com uma faca pra entrar na banda?

“Amiga, vou entrar na Banda do seu ex, aquela da qual você foi expulsa. Vou entrar no lugar que já foi seu, mas não fica chateada não, viu? :smiling_face:

13 curtidas

estamos do lado da rita

Nem foi isso que aconteceu, poc

2 curtidas

Tadinha

Pra quem falava abertamente sobre tudo, podia ter falado que não gostou da ideia e a Zélia não iria.

8 curtidas

Esse povo não faz terapia não? Rancor de décadas, pelo amor

3 curtidas

@MPBichas

nossa na biografia a rita comenta sobre mas nunca deixou a entender que tinha problema a zélia entrar no mutaskk

1 curtida

a rita viveu falando que revival de mutas era coisa de velho, mas ela mesmo já tentou dar pelo menos um show de 15 minutos com os mano

não faz sentido ela ficar sentida com a pobi da zélia que só tava tentando mantar uma parte do legado dela (gostando ela ou não)

3 curtidas

Rita velha malucs

Ela não era tão galera

Old

Entendo a Rita de não querer impedir a Zélia de fazer essa tour e entendo a Zélia de esperar sinceridade dela

3 curtidas

velha coroca

a Rita era insuportável, só poser pra achar cool a persona ranzinza dela

mto bom ser assim

3 curtidas

Achei isso tão aleatório, ficar guardando rancor de uma coisa por quase 40 anos

Provavelmente a Rita pensou que, por conta de amizade delas, era algo que a Zélia não precisava nem perguntar para saber que no fundo ela não ficaria confortável.

1 curtida