nao sei se rola isso ainda mas lembro q até recentemente vc podia inventar o ditado ou a expressão mais absurda do mundo e perguntar p o ia se aquilo fazia sentido e p ele te explicar e ele ia dizer q sim, faz sentido sim e ia tirar uma explicação do cu.
outra coisa bizarra é com tradução. eu trabalho c tradução e o gpt é mto bom e preciso DE MANEIRA GERAL mas se é algo muito longo as vezes ele começa a resumir sem te dizer q tá resumindo (ou seja, se tiver alguma info importante ali no meio q se perdeu problema seu, vc não vai nem ficar saber)
ou ainda pior, volta e meia ele começa a INVENTAR. ele perde o fio da miada da tradução, o computador não consegue mais ler a fonte original q vc mandou mas como ele não pode admitir nada e sempre tem q te entregar algo então ele só fica lá inventando e inventando uma tradução de algo que NÃO EXISTE. e ele mantém o mesmo tom, a mesma lógica, tudo, então é mto fácil passar batido q tá ele lá te dando uma tradução de, sei lá, uma pesquisa cientifica e você lendo achando q é algo q real foi pesquisado e ele só tá traduzindo do alemão e não, é literalmente invenção q ele tirou do cu mas formulou da maneira “certa” p vc não perceber q ele se perdeu e não tá mais conseguindo traduzir o texto real. é bizarro kkk
ele sempre se embola e inventa coisa se for texto/documento grande. Traduzir só funciona por trechos e mesmo assim tem que ficar revisando.
Pior que atualmente não tem nenhum tradutor bom mais, até o google tradutor agr implementaram o gemini nele e ele mete vários “—” e frases diferentes. Eu to achando melhor traduzir manualmente qualquer coisa
essa é a técnica dos q fazem terapia com o ia. colocou isso e a pessoa acha q ela tá segura de tudo e o ia virou o maior profissional phd em psiquiatria q já existiu
o engraçado é q o ia tem dificuldade de seguir prompts simples e objetivos. rapidinho ele já se perde. mas sim amor, q boa ideia pedir para uma máquina analisar seus sentimentos subjetivos de maneira objetiva como se isso fosse algo realmente possível kkk
tendo dito isso, eu nem sou contra uso de ia p coisas psicologicas. muito pelo contrario. acho q ele pode te ajudar bastante a organizar seus pensamentos e te dar uns insights. mas é aquilo, tu não terceirizou p um cerebro melhor q o seu ou p um oráculo objetivo, é literalmente seu proprio cerebro ali trabalhando, ele só tá organizando as coisas e as deixando mais linear (na melhor das hipoteses. na pior ele tá reforçando o q vc quer ouvir). sendo assim muitas vezes ajuda, mas né? saiba as limitações daquilo, tu não descobriu uma nova e inédita forma de ciência nem desvendou os grandes segredos da neurofisiológica quantitativa.
Eu morro que até hj tem gente não percebeu que o algoritmo da AÍ, vai sempre buscar a resposta que mais vai te agradar, é meio triste ver que as pessoas tratam como sério e irrefutável kkkk