O novo pôster ficou horrendo, tão pesando a mão no uso do IA. Era preciso que alguém (humano) conhecesse a novela em questão e revisasse essas edições de IA pra perceber quando ficasse muito artificial. E nos dois pôsteres foi a logo errada kkkkkkkkk é a primeira versão, a final foi essa:
Ontem eu assisti o filme Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia de 197 e num recorte de cartaz é citado que a Globo iria produzir uma novela sobre os bastidores da Tv e aparece bem pequeno o nome Espelho Mágico. Tem uma cena lá no final onde um personagem está numa loja e nos televisores estava no ar O Bem Amado hahaha
Detalhes bobos que só os noveleiros pegariam @juliohamm
Pior que a Vilminha é uma personagem tão intrigante kkkk insuportável de fato, mas foi tão influente (os filhos problemáticos do Giba, da Gloria e até as filhas de Helena tem muito dela) e o final amarra tudo tão bem, ela ficou presa na infância pelo trauma que a levou à esquizofrenia, uma abordagem psicológica muito ousada pra 1975
Ao mesmo tempo, não foi meio que um ripoff de Mulheres de Areia? A Janete meio que mixou a Malu com o Tonho da Lua e achou uma grande canetada kkkkkkkkkkkkkk fica ainda mais evidente considerando que Pecado Capital foi feita à toque de caixa, do dia pra noite
Mas entendo seu ranço, na original tinha cenas intermináveis dos delírios dela (pra encher linguiça) e o tom infantil da Débora Duarte cansava a beleza. Felizmente em 1998 não podiam se dar ao luxo de tamanha enrolação, as cenas são menos infantis, menos lúdicas e curtinhas - até pra evitar a vergonha alheia das situações, tipo a amizade com a lesma e o roleplay que ela faz após casar com o Nélio
Pra mim, e já cheguei nessa parte do remake, a novela vai perdendo o brilho no olhar com a chegada do filho médico racista - ótima escalação aliás, o Serrado tá tão odioso quanto o Nanini na original (viva as gays!!!)
Eu já li em algum lugar que esse horário das 18h sempre foi uma tragédia pra Tupi, eles tentaram vários títulos e tudo flopava, mudavam de horário, nada deu certo, a Globo foi muito guerreira fazendo o público se interessar por ver novela nessa faixa
Detalhe: o que tava passando era a reprise de O Bem Amado, exibida de última hora por causa da censura de Despedida de Casado, foi o início do fim da faixa
Bizarro como a Ivani flertava com o macabro, digo isso pelas novelas espirituais mas também por essas nuances trevosas. Pra mim não eram 3 gêmeas, era apenas uma depósito. Não citam em nenhum momento sobre quem seria a mãe (tem certidão e tudo), a dúvida é unicamente sobre o pai
E essa novela foi fracasso na Tupi? Não faz sentido ela ter escolhido essa bomba pra fazer remake, ainda mais se fracassou kkkkkk e na Globo explodiu, escorada no bom momento das 19h. Morro que o Gianfracesco Guarnieri foi tanto o Tonho da Lua como o mocinho feminicida dessa
Off: hoje saiu Dona Beja, se quiserem comentar aqui acho ótimo! Assisti um pouco da reprise no sbt, vou cheio comparar - mesmo sabendo que não é remake da novela, é inspirada/atualizada apenas pelo livro
Essa novela já era horrorosa na época, acho que nunca terei coragem de rever mesmo gostando de alguns surtos do estilo do Falabella. Sinto que cancelaram Salsa e Merengue no Viva muito por isso também, dizem que a vilã da Bloch maltratava muito a empregada da Mara Manzan
Ia ver um fragmento no fds mas acabei seduzido por essa minissérie obscura de 1989, nunca reprisada
Luísa desaparece misteriosamente enlouquecendo seu marido Amadeu, um arquiteto em crise existencial. A trama se desenvolve a partir das hipóteses levantadas por Amadeu para explicar o sumiço da esposa. Ao procurar pela mulher nas ruas de São Paulo, Amadeu vai entrando em contato com seus problemas, inseguranças, dúvidas, limitações e fantasmas do passado.
A maior surpresa é a autoria, do Gianfrancesco Guarnieri (grande ator). Não sabia que ele tinha uma mente tão perturbada kkkkkkk é uma história pesadíssima e com todos os gatilhos possíveis
Dito isso, é muito boa! Não é bem minissérie já que tem 4 episódios apenas, durou uma semaninha. A linguagem de acompanhar os surtos do protagonista psicótico entre flashbacks e flashforwards me lembrou Twin Peaks, a série americana aclamada que surgiu na mesma época. Tem bastante da mesmas referências de terror e sugestões ao obscuro, Roberto Talma arrasou na direção. É ágil, não tem cenas inúteis e funciona como série mesmo, não parecendo uma novelinha resumida como tantas minisséries da Globo @Desperado
A trilha sonora incidental é muito marcante e autêntica, tô com os instrumentais bizarros na cabeça até agora - e o elenco mandou muito bem apesar dos exageros de sempre do Cássio Gabus Mendes, ele tem tendência ao histérico
Não sei se flopou ou não mas dá pra entender se houve rejeição, além dos temas pesadíssimos e sendo agressiva/forte, o estilo de narrativa era conceitual demais pros padrões comerciais das séries da época
A exemplo de O Grito , novela na qual a cidade de São Paulo era exposta com todas suas contradições, esta minissérie aborreceu os paulistanos, que não gostaram do tratamento psicótico dado ao projeto.
Domingo assisti Veludo Azul, filme “embrião” da série, também do David Lynch e com o mesmo protagonista.
Adorei o filme, Laura Dern e Isabella Russellini maravilhosas <3
Off: Falando em Russellini, o visual da Maria Regina foi inspirado nela, sabia ?? rsrs
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
Letícia Spiller, famosa como loira – foi Paquita no ‘Xou da Xuxa’ e despontou como atriz no papel de Babalu, de ‘Quatro por Quatro’ (1994) – mudou radicalmente o visual para compor a vilã Maria Regina, que tinha os cabelos curtos e negros, semelhantes ao da atriz italiana Isabella Rossellini. Maria Regina era uma executiva sexy, que abusava de decotes.
Fracasso mesmo acho que não foi, mas derrubou 5 pontos de Meu Pé de Laranja Lima, que também era da Ivani, talvez ela tenha só querido fazer um remake dessas das 18h da Tupi, já que já tinha feito um de Laranja Lima na Band em 1980, e Camomila e Bem-me-Quer na Globo, aí escolheu justo essa bomba
Amo, sou fascinado pelo Lynch há décadas kkkkkkkkkkkk já viu a série? Se não, veja, até a temporada revival foi perfeita e aclamada em meio a vários revivals criticados por perderem a essência (tipo o de Arquivo X)
Blue Velvet é tudo, é o mais próximo de TP mesmo. Assista Mulholland Drive também antes de ir pros filmes mais obscuros, tem uns são absurdamente abstratos
Old, com as obras dele sempre fico cringe… ele jura muito que era tudo crítica social incisiva como se não fosse a versão bicha do Caco Antibes na vida real. O que ele fez com o Leozinho só porque levou galha foi criminoso